20.9.10

Linguagem Braille

A linguagem em Braille foi inventada por Louis Braille, o qual perdeu a visão aos três anos de idade. Aos sete anos ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto.
Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial militar para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo e em 1829, publicou o seu método.
O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo que o deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.
Atualmente existem maquinas de escrever em Braille e diversos livros escritos com esse método, possibilitando assim a inserção dos deficientes visuais no processo de educação e aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário